terça-feira, 21 de julho de 2015

Falando de depressão

Reprodução de uma conversa despretensiosa entre um pastor e um membro de igreja sobre a depressão à luz das Escrituras Sagradas.

Membro: Pastor, a Organização Mundial de Saúde (OMS) em um estudo de 1990 comparando doenças, relata que a depressão foi a 4ª causa de incapacidade relacionada à saúde. E estima que em 2020, será a 2ª, perdendo apenas para problemas cardíacos. Estimativas dão conta de que há no mundo cerca de 121 milhões de pessoas deprimidas. Afinal, não há como vencer a depressão?

Pastor: Há sim. Mas pra isso, precisamos conhecer e crer no que as Escrituras dizem sobre essa e todas as demais doenças do homem.

Membro: É comum ouvir pessoas dizendo que a depressão é causada por pecado, rebeldia a Deus ou fraqueza espiritual. Pode-se dizer que a depressão vem, de fato, de uma dessas razões?

Membro: Olha, irmão, antes de tudo é preciso esclarecer uma coisa. Somos crentes e estudamos a Bíblia com o auxílio da Teologia. O médico tem os seus métodos de estudo, o psicanalista tem os deles, o psiquiatra... Assim por diante. O teólogo tem a Bíblia. Então, quando falamos de qualquer assunto, falamos a partir da perspectiva bíblica.

                Há vários fatores encontrados na raiz da depressão: uma enfermidade, mudanças hormonais, problemas financeiros, culpa sentida ante algum erro, autocompaixão, tristeza pela perda de alguém etc. O fato que aprendemos pela Bíblia, e que eu considero o mais relevante no tratamento da depressão, é que ela não resulta diretamente de nenhum desses fatores.

Membro: Como assim, isso quer dizer que uma pessoa deprimida não deve dizer que a sua depressão foi causada por uma enfermidade, por exemplo?

Pastor: Diretamente, não. A depressão vem de um processo dentro do qual o problema inicial é manipulado de forma errada de tal modo que acaba sendo ampliado e desemboca no desespero.

Membro: Há algum texto bíblico que possa corroborar essa afirmação?

Pastor: A Bíblia não é um livro escrito em linguagem científica. Ela não trata de assuntos por tópicos, como um livro didático. Certas verdades devem ser inferidas do ensino amplo das Escrituras. Mas, nós podemos ler o texto de Provérbios 5.21-22: “Porque os caminhos do homem estão perante os olhos do SENHOR, e ele considera todas as suas veredas. Quanto ao perverso, as suas iniquidades o prenderão, e com as cordas do seu pecado será detido”.

Membro: Ou seja, embora a depressão não seja causada diretamente pelo pecado, entretanto, ele se encontra presente no processo!

                Há, então, alguma coisa a se fazer para começar a lutar contra a depressão? O que a Bíblia ensina?

Pastor: Irmão, à medida que o pecado vai descendo, também vai puxando para baixo o pecador, capturando-o e aprisionando com as suas cordas que vão se apertando mais e mais. É o que Salomão diz, o pecador é aprisionado pelas cordas de seu próprio pecado. Então, a primeira coisa que o amigo que luta contra a depressão deve tentar fazer é interromper os hábitos pecaminosos. É preciso parar de alimentar o depósito da depressão.

Membro: Ou seja, se na raiz da depressão está o ódio, deve-se tentar parar de odiar, esforçando-se por perdoar. Se for a tristeza, deve-se lutar contra ela, tentando-se alegrar no Senhor e nas coisas criadas por Ele.

Pastor: Exatamente. Parece simplista, mas não é. Lembre-se de que não estamos falando da cura da depressão. Estamos falando do primeiro passo em direção a ela. É importante dizer que a depressão não é inevitável e jamais chega a um estado que não possa ser contra-atacada. A depressão pode ser revertida em qualquer ponto, através da ação bíblica, no poder do Espírito Santo.

Membro: Portanto, apesar do pecado estar no processo que deflagra a depressão, não é pecado ficar deprimido. E sempre há possibilidade de cura, em Cristo Jesus, por meio das Escrituras Sagradas.

Renato: Se Cristo pôde ressuscitar os mortos pela Sua Palavra, é lógico concluir que Ele também pode curar um depressivo por essa mesma Palavra.

Membro: Amém!

Rev. Renato Arbués.

0 comentários: