quinta-feira, 19 de setembro de 2013

VIDAS TRANSFORMADAS TRANSFORMAM!


Estudo baseado em 1 Tessalonicenses 1.1-10

As cartas aos tessalonicenses são os únicos documentos do NT que declaram ter sido escritos por um grupo de pessoas para outro grupo de pessoas (1.1).

Por estar situada numa estrada principal romana, a Via Egnatia, Tessalônica, além de sede administrativa, se tornara um importante centro de comunicações e de comércio. Possuía cerca de 200 mil habitantes e ficava próxima do litoral. Esses fatores fizeram com que o apóstolo Paulo a visitasse em sua segunda viagem missionária, realizada por volta do ano 49 d. C., e registrada em Atos 15.39-18.22. Na visita à Tessalônica, narrada em Atos 17, a Igreja é fundada.

Os Tessalonicenses
Por ser capital da província da Macedônia e importante centro comercial, o custo de vida em Tessalônica era alto para os padrões da época. Os crentes daquela igreja também gozavam de boas condições financeiras e exerciam a hospitalidade para com os peregrinos. Eles eram, em sua maioria, gentios convertidos da idolatria para o cristianismo. A igreja, logo na sua origem, enfrentou forte oposição por parte dos judeus (At. 17.5.10).

Estrutura
O trecho que lemos está organizado da seguinte forma: Paulo louva a Deus pelo estado de glória dos tessalonicenses e conclui lembrando de onde eles saíram (da idolatria).

Saíram da Idolatria (v. 9):
A igreja, como sabemos, era composta predominantemente por gentios. Os gentios, por sua vez, naturalmente eram inclinados e seduzidos pela adoração a falsos deuses. A idolatria cega e escraviza o homem de tal forma que o impede de contemplar a bondade de Deus. O único antídoto eficiente contra a idolatria é a Palavra de Deus.

Receberam a Palavra (v. 6b):
Quando Paulo afirma que os tessalonicenses receberam a Palavra, ele tinha em mente uma ação efetuada totalmente, definitivamente. Ele expressa isso na língua grega.
Paulo fala de uma ação foi praticada em benefício próprio. Quando acolheram a Palavra, os tessalonicenses foram arrancados da idolatria e se converteram ao Deus vivo e verdadeiro.

Tornaram-se Imitadores da Virtude (v. 6a):
A Palavra de Deus nos transforma. Somos feitos novas criaturas quando ela muda a nossa vida. Veja o caso do publicano Zaqueu. Depois do encontro dele com Jesus, lemos:

“Entrementes, Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma cousa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais. Então, Jesus lhe disse: Hoje, houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abraão” (Lucas 19.8-9).

É impossível continuar o mesmo quando se é alcançado pela Palavra.

Praticaram as Virtudes Cristãs (v. 3):
Os autores da carta se alegram muito por três coisas, que caracterizam a imitação deles de Jesus e dos apóstolos:

a. Operosidade da fé: Operosidade vem do grego ergon (lembra da bicicleta ergométrica?) e quer dizer “trabalho, ato, ação praticada de acordo com a orientação do patrão/senhor”.

Conheci um senhor, doente renal crônico, que foi orientado por um pastor a interromper o tratamento (hemodiálise) e ingerir água normalmente. O pastor, na ocasião, disse: “Tenha fé e a bote pra funcionar”. Opere a sua fé!

É impossível dizer que Paulo pensava dessa forma. Isso é tentar a Deus. Não é ter fé operosa ou operante. Operosidade da fé é agir de acordo com a orientação de Deus:

“Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas” (Efésios 2.10).

b. Abnegação do amor: A palavra grega usada por Paulo tem sua raiz nos vocábulos “golpe, batida, pancada”. É usada por Paulo no sentido de trabalho realizado com dificuldade, extremamente penoso. Um árduo labor.

Em suma, o amor que desiste ante a primeira dificuldade, não é amor abnegado. A única igreja que pôs em dúvida o ministério apostólico de Paulo foi Corinto. Depois de todo trabalho, do esforço, da dedicação do apóstolo, a retribuição foi a dúvida, a desconfiança. Mas Paulo tinha amor abnegado (2 Co. 6.4-11).

c. Firmeza na esperança: Firmeza (riponomês) quer dizer, “ficar debaixo, assentar sob, permanência, persistência”. Os tessalonicenses estavam “assentados” debaixo da “árvore” da esperança. Eles aguardavam persistentemente à vinda de Jesus.

 Os Efeitos do Testemunho:
O testemunho deles os fazia “modelos” para os demais crentes que tomavam conhecimento do estilo de vida deles. Eles eram padrões, exemplos:

1. Deus era louvado, glorificado pela vida deles: v. 2;

2. Eram amados de Deus: v. 4;

3. Tornaram-se modelos: v. 7

4. A Palavra repercutia: v. 8.


Lições:

I. A Palavra de Deus nos tira das trevas e nos transporta para a glória:
Os tessalonicenses saíram do nível mais baixo que um homem pode descer diante de Deus (idolatria) e se tornaram MODELOS para todos os filhos de Deus.

Portanto, independentemente de quem você tenha sido ou seja, a Palavra do Senhor pode mudar a sua vida.

II. A Palavra nos faz produtivos, evidenciando a nossa eleição:
Não somos chamados para a contemplação. Somos chamados para as boas obras preparadas por Deus para que andássemos. Façamos a diferença. Sejamos operantes e ativos na Seara do Senhor.

Amém!

Rev. Renato Arbués.

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