sexta-feira, 3 de junho de 2016

Lâmpada para os meus pés!

“Lâmpada para os meus pés é a tua palavra; e luz para o meu caminho” Sl. 119.105.

Sempre foi desejo do ser humano conhecer a vontade de Deus. Algumas pessoas nutrem o sonho pelo espetacular, como uma “ligação” do céu ou um bilhete enviado das alturas e entregue em mão por um dos santos anjos. Não faltam, ainda, aquelas que alegam conversar diretamente com Deus, sem intermediário algum, mais de uma vez por dia! Mas, o que significa conhecer a vontade de Deus? Será preciso realmente que haja um evento especial, sobrenatural, para que essa vontade seja revelada para nós?

Acredito que sim. E acredito, sinceramente, que o sobrenatural já aconteceu diversas vezes, possibilitando ao homem o conhecer a vontade do Senhor. O autor de Hebreus disse que antigamente, Deus falou aos pais de “diversas maneiras” (Hb. 1.1). Uma leitura rápida no Antigo Testamento mostra que Deus falou por sonhos, visões, aparições de anjos, inscrições na parede... Ufa! De fato, Deus usou uma variedade de maneiras espetaculares para fazer conhecida a Sua vontade. Contudo, algo não pode ser ignorado: Nenhuma dessas revelações especiais desmentiu ou superou a revelação escriturística.

Isso é assim porque os atos revelacionais de Deus são harmoniosos, unos e integrais. Desde o dia em que Moisés escreveu as primeiras palavras, do que mais tarde seria chamado por nós de Bíblia Sagrada, até o dia em que o apóstolo João colocou o ponto final nessa escritura, jamais houve uma contradição, um erro, nada que desabonasse a harmonia da revelação divina nas páginas das Escrituras Sagradas.

Todos os atos de Deus, todas as palavras que Ele quis que conhecêssemos estão registrados na Escritura Sagrada. Não por acaso, o salmista fala dessa Escritura como “lâmpada para os seus pés”. A figura do salmo (lâmpada para os pés) remete a uma noite escura, em que alguém possuindo uma simples lanterna consegue iluminar apenas os centímetros adiante em que vai colocar os pés. Caso se desligue essa lâmpada, terá apenas a escuridão. Como ver adiante? Como chegar ao destino quando só se pode enxergar onde os pés estão pisando?

O salmista completa o texto dizendo que a Palavra é Luz para o meu caminho. Você certamente sabe a utilidade de um farol para um navio. Se já esteve perdido no meio do mato, também deve ter se norteado ao enxergar uma luz, ainda que distante. A luz indica que há vida e que, portanto, há a possibilidade de socorro.

Meu caro leitor, se você se sente perdido, sem saber para onde ir ou que caminho seguir, volte-se para a luz divina revelada nas Escrituras Sagradas. Leia-a, medite nela e, certamente, encontrará a direção segura a que seguir.

Rev. Renato Arbués.

0 comentários: