quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Neemias e as gerações Y, Z...

De Neemias, certamente, você já ouviu alguma coisa: O copeiro do rei Artaxerxes, que, por volta do século V a. C., foi o instrumento do SENHOR para reformar os muros de Jerusalém. E das gerações Y e Z, você já ouviu falar?

De acordo com os estudiosos do comportamento humano, os nascidos nos anos 90 formam a geração Y, indivíduos “antenados” com o mundo digital, autocentrados, egoístas e dinâmicos. A partir desse grupo, surge a geração Z, uma amplificação dos sintomas da geração anterior. Algo que os une é a capacidade de realizarem multitarefas. Seu filho deve ser assim: Assiste a TV, fala ao celular, abre um livro e ainda interage com quem estiver perto! Você também tem um pouco disso. Afinal, vai dizer que não faz duas coisas ao mesmo tempo (desde que não seja assobiar e chupar cana).

O interessante é que Neemias, que viveu mais de 400 anos de Cristo, conseguiu um grupo de pessoas multitarefas para ajudá-lo na difícil tarefa de reconstruir os muros de Jerusalém, destruídos após a invasão babilônica, ocorridaa mais de 100 anos antes de Neemias. O mais espetacular dessa história é que os muros foram reconstruídos em apenas 52 dias! Incrível, não?

Como Neemias conseguiu isso?

Em primeiro lugar, ele contava com a bênção de Deus. Neemias servia a Deus não apenas com palavras vazias, mas com disposição. Em troca, o Senhor o abençoava e o fazia prosperar. De escravo a copeiro era um caminho muito longo. Foi contando com o auxílio de Deus que Neemias logrou êxito. Aliás, a providência divina dirigiu os eventos para que no momento certo, Neemias estivesse no lugar certo e agisse da maneira certa para a restauração de Jerusalém.

Em segundo lugar, Neemias contou com uma equipe engajada. No livro, há uma passagem reveladora: “Os carregadores, que por si mesmos tomavam as cargas, cada um com uma das mãos fazia a obra e com a outra segurava a arma” (Ne. 4.17). Você percebeu? Os homens faziam duas coisas ao mesmo tempo: Vigiavam e trabalhavam. Agindo assim, em 52 dias reedificaram muros caídos há mais de 100 anos.

Não somos Neemias. Muitos de nós não pertencemos às gerações Y ou Z (alguns, sim). Mas todos desempenhamos várias funções na vida: Trabalhamos, estudamos, compramos, vendemos, lemos, criamos filhos, administramos, “navegamos” (net), vemos televisão... Fazemos tudo muito bem. A prova é que estamos aqui, agradecendo a superação de mais um ano e reivindicando as bênçãos divinas para um uma nova etapa.

Vamos aproveitar e incluir nas muitas tarefas que realizamos o serviço ao SENHOR, como os construtores dos dias de Neemias. Há muita coisa para ser feita. Obviamente, todos nós estamos muito ocupados, e temos pouquíssimo tempo disponível. Mas, a bem da verdade, a obra de Deus nunca foi feita por desocupados e ociosos. Jesus chamou homens que estavam trabalhando (pescando) para auxiliá-lo. “Deus não quer preguiçoso em sua obra”.

Então, convido a você, pessoa ocupada que é, a continuar com uma mão nas tarefas cotidianas e colocar a outra na obra de Deus. É incrível o que Ele pode fazer com tão pouco, desde nos entreguemos de coração ao serviço.

Não se esconda no trabalho ou nas demais ocupações. Isso nunca impediu aos verdadeiramente comprometidos com Deus!

Que você tenha muito trabalho!

Rev. Renato Arbués.

0 comentários: