quinta-feira, 29 de março de 2012

Luta pelo bem!




Tiago 4.17: “Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando”.

A epístola que Tiago escreveu é considerada a mais prática de todo o Novo Testamento. Nela, o autor não formula doutrinas, nem faz exposições demoradas a fim de esclarecer dúvidas quanto a pontos difíceis do Antigo Testamento. Nada disso. Tiago estava escrevendo para pessoas simples, que buscavam se estabelecer em segurança em terras estranhas. Eram peregrinos, forasteiros. Fugiam da perseguição e precisavam se adaptar em meios a pessoas que tinham hábitos e religiões diferentes.

O velho pastor Tiago se preocupou com essas pessoas. E encheu-as de conselho sobre como conviver e sobreviver numa sociedade diferente no quesito fé, mas necessária no que diz respeito às expectativas sociais.
Em meio aos diversos conselhos, destacamos este, contido no verso 17 do capítulo 4: “Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando”.

A omissão é um pecado terrível. Tanto para os crentes como para os demais cidadãos, praticantes de qualquer religião. Omitir-se é virar as costas para os problemas, as mazelas sociais, a violência, a corrupção, enfim, é ignorar que o mal que há no mundo prejudica não apenas as outras pessoas, mas a nós também.

Nosso país passa por um momento em que a sociedade civil está se articulando. Alguns anseios são nobres e importante para nossos valores cristãos, como a Marcha Contra a Corrupção, a Caminhada em prol do Hospital Regional; outros, porém, não são tão importantes assim quando avaliados à luz da Palavra de Deus, como a marcha pela liberação da Maconha ou a Passeata Gay.

Enfim, o fato é que estamos em guerra o tempo todo contra o mal. E omitir-se é a única atitude indigna de um filho de Deus. Procure se informar sobre as reivindicações, sobre os motivos, sobre as causas por trás das lutas sociais. Mas não se permita não fazer o bem.

Como sal da terra, é parte do nosso dever temperar o mundo em que vivemos. E não há melhor maneira de fazer isso do que apresentando nosso discurso, nossa presença, nossos talentos e recursos na defesa de interesses que podem melhorar o mundo que vivemos.

Jesus se posicionou contra os males deste mundo. Combateu Satanás abertamente, denunciou autoridades corruptas com Suas santas palavras, promoveu o amor ao estender a mão aos excluídos. Todos os homens de Deus fizeram algo pelo reino de Deus mas jamais se esqueceram do mundo no qual viviam.

O pastor batista americano Martin Luther King disse que a coisa que ele mais temia não era o atrevimento dos ímpios, mas o silêncio dos justos. Se ficarmos calados diante do roubo, da corrupção, da falta de ética, da destruição dos valores da família, perderemos nossa dignidade e não honraremos o nome de Cristo.

Pecar é errar o alvo. Deus tem um alvo para nós, um objetivo. Você já encontrou o seu? Vive de tal maneira que honre os planos de Deus para sua vida? Lembre-se que durante toda a sua vida você construirá um legado, uma herança para seus filhos. Não estou falando de dinheiro, de bens, de patrimônio material, não.

O principal legado que deixaremos para nossos filhos é a nossa dignidade, a nossa luta por um mundo melhor, uma cidade melhor, dias melhores para nós e para aqueles que amamos.

Rev. Renato Arbués.

0 comentários: