quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Você tem consciência?

Consciência. Há muito tempo não se ouvia tanto essa palavra. Na política, a ordem é “votar com consciência”. Na família, “seja consciente”. Na igreja, “tenha consciência de seus compromissos”. É muita consciência para tão pouco tempo.

Mas a pergunta que não quer calar é: Será que as pessoas estão sendo mais conscientes em seus atos?

Para um bom entendimento, ter consciência significa “honradez, retidão, probidade”. Trata-se da “faculdade de estabelecer julgamentos morais dos atos realizados”. Julgamentos dos próprios atos, não atos alheios.

Esclarecimentos feitos, vamos às questões práticas: Você é uma pessoa consciente? Tem consciência do que tem feito à sua família? Tem consciência do modo como tem tratado à sua Igreja? Tem consciência das escolhas que tem feito? É importante ter uma boa resposta a essas perguntas. Por quê?

Porque, primeiramente, você é avaliado o tempo todo por Deus: “Para onde fugirei da tua presença?” (Sl. 139.7). Deus olha pra você. Ele sabe por onde você tem andado e o que tem feito. Deus vê o seu modo de falar, de tratar as pessoas, de sorrir. Mas, é claro, você tinha consciência disso, né?

Em segundo lugar, as pessoas não sabem o que você pensa; elas sabem o que você faz. E é por seus atos que você é avaliado pelos que estão à sua volta. “Pelos seus frutos os conhecereis!” (Mt. 7.16). Sua família não sabe o que você é, sabe o que você faz. Seus amigos avaliam você pelo que ouvem. Da mesma forma, seus colegas de trabalho. Mas, obviamente, você também já tinha consciência disso, não é mesmo?

Meu caro leitor, o bom relacionamento com Deus se manifesta numa boa relação com a família, com a Igreja, com os amigos. É impossível ter um sem o outro. Se você tem Deus, tem também a família ao seu lado. Se tem Deus, tem o respeito dos amigos. Se tem Deus, tem a admiração da Igreja. Enfim, se tem Deus tem a consciência tranquila.

Consciência, portanto, é a palavra que mais ouvimos ultimamente. Infelizmente, poucos a têm como deveriam.

0 comentários: